image 33 image 34 image 35 image 36 image 37 image 38 image 39 image 40 image 41 image 42 image 43 image 87 image 88 image 89 image 90
dnr gabi

Os muros de contenção utilizam-se para conter massas de terra ou outros materiais soltos, quando as condições não permitem que estas massas assumam as suas pendentes naturais.

Estas condições apresentam-se quando determinada escavação ou aterro está restringida por limites de propriedade. Por exemplo, na construção de vias férreas ou de estradas, a largura da faixa de rodagem da via é fixa e o corte ou aterro deve estar contido dentro desta largura. De modo similar, os muros de suporte dos edifícios devem situar-se dentro dos limites da propriedade e conter o solo ao redor das fundações.

O muro DNRgabi, são estruturas cujo peso próprio contrapõe as forças exercidas pelo terreno. Dadas as suas grandes dimensões, praticamente não sofre esforços fletores, pelo que não costuma ser executado com a sistema de terra armada (sendo também uma solução).
As estruturas de gabiões proporcionam um amplo campo de aplicações no meio ambiente e na estabilização de terrenos. A característica básica da rede de malha hexagonal de tripla torção é facilitar a absorção dos esforços que suportam estas estruturas de gravidade.

Consiste em cestos de gabiões, estruturas armadas em arame de aço galvanizado, tripla torção, formando losangos de 8 x 10 cm. Flexíveis, drenantes e de grande durabilidade e resistência. A ligação entre as caixas é feita com arame galvanizado 2,70mm depois do preenchimento.
- São produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior.
- São preenchidos com seixos ou pedras britadas.

Os muros de gabiões são utilizados na construção de estradas; muros de contenção, obras de defesas fluviais, marítimas, correção de correntes, entre outras. Os muros de gabiões são flexíveis, não necessitam de fundações, são de fácil desenho, fácil adaptação ao terreno e são auto-drenantes.
Efetuamos revestimento e proteção de solos com colchão reno.

O muro DNRgabi com sistema de terra armada é uma estrutura de solos reforçados com malhas geossintéticas, para a realização de obras de contenção e consolidação de terraplenos.

Vantagens

Flexibilidade que garante à estrutura a capacidade de absorver os assentamentos diferentes do terreno mantendo a sua integridade.
Permeabilidade do paramento externo que garante a drenagem do terreno.
Simplicidade construtiva
O paramento externo e a armadura de reforço constituem uma única estrutura continua fabricando-se à medida.
Especiais características de absorção sonora do paramento externo.
Segurança estrutural em caso de incêndio.
Versatilidade, que permite a construção de uma estrutura com paramento externo vertical ou em escadas segundo a necessidades e minimizando o impacto ambiental.

Montagem do DNRgabi:

O elemento deve-se abrir numa superfície plana.
Abertura do elemento em todo o seu comprimento e posterior levantamento dos painéis laterais.
Colocação do diafragma, dentro do elemento e cozimento de todas as arestas. Colocação do elemento DNRgabi na sua posição definitiva e união aos elementos adjacentes Enchimento com pedras, fecho e cozimento da tampa.
Colocação de geomalha (malha de reforço geossintético) ou rede metálica com malhas hexagonal, dispostas horizontalmente e com larguras definidas em projeto.
Colocação do filtro geotêxtil no tardoz e de terra compactada até a altura do elemento (em camadas não superiores a 20-30 cm).
Colocação do elemento DNRgabigrid seguinte e procede-se ao cozimento no elemento anterior